quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Conclusão da 4ª Etapa do Novo Caminho Pedestre do Norte

4ª Etapa:

Saída de Vilarinho (Vila do Conde) Junqueira – Gião - Mosteiró – Vilar do Pinheiro – Convento de Moreira da Maia – Zona Indústrial da Maia – Zoo Maia- Ponte romana de Barreiros sobre o Rio Leça – atravessamento da N13 - Araújo – Padrão da Légua (alojamento Senhor do Padrão) – Via da Circunvalação – Monte dos Burgos – por baixo da Via de Centura interna – Quinta da Prelada – Carvalhido – Ramada Alta - Rua de Cedofeita - Igreja do Carmo - Antiga Cordoaria – Campo dos Mártires da Pátria – Rua dos Caldeireiros – Rua das Flores – Rua Mouzinho da Silveira, Rua da Banharia, Rua Escura - Sé Catedral do Porto. 25 kms


- Estas quatro etapas estão concluídas. Em breve finalizaremos a 5ª Etapa.

A 5ª Etapa: Iniciará na Sé Catedral do Porto - Gaia……………… para Fátima.


Muito Obrigado
Mário Nunes e Luciana Silva

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Informações actualizadas sobre o Novo Caminho Pedestre do Norte.

Informações sobre o Novo Caminho Pedestre do Norte



Chegado a Valença do Minho, começa aqui a sua jornada. Visita a cidade e procura alojamento no (Albergue de Peregrinos) ou outro.


1ª Etapa:
Saída de Valença (central de camionagem) – Cerdal - Fontoura – S. Bento da Porta Aberta – Rubiães (Albergue de Peregrinos) – Cruz dos Franceses - Labruja - Arcozelo - Ponte de Lima. 36 kms

2ª Etapa:
Saída de Ponte de Lima – Correlhã – Seara – Portela da Facha – Balugães – Aborim – Vale do Neiva – Capela da Sª da Portela – S. Fins do Tamel (Albergue de Peregrinos) – Vila Boa - Barcelos. 30 kms


3ª Etapa:
Saída de Barcelos – Barcelinhos – Carvalhal - Pereira – Pedra Furada – Corel -
Rates (Albergue de Peregrinos)– ponte do Rio Este – Arcos - Vilarinho (Vila do Conde) 26 kms


Estas três etapas estão concluídas. Em breve finalizaremos a 4ª Etapa que termina na Sé Catedral do Porto.


Obrigado
Mário Nunes e Luciana Silva

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Ser Peregrino


«Ainda que os teus passos pereçam inúteis, vai abrindo caminhos,
como a água que desce cantando da montanha.»



"A sabedoria está no sabor da experiência".



Adoro viajar a pé junto da Natureza. Conhecer novas localidades, comunicar
com as pessoas que surgem no caminho.
Quando viajo esqueço os problemas, as obrigações e vivo cada momento com o sabor de uma grande aventura.
O peregrino escuta o silêncio!
Caminha em reflexão, orando e meditando pela Paz.
A sua busca é interior. Os seus passos cruzam-se no tempo com um caminho místico na senda da Alma que ilumina os lugares desconhecidos por onde passa...
Os caminhos da peregrinação são caminhos de renúncia e identidade, que vêm de dentro para fora e só os podemos transitar em solidão.
São passos íntimos, secretos e espirituais que remontam desde o princípio dos tempos.
As peregrinações são uma necessidade das Almas e da geografia do planeta que unem com a força magnética, os pontos energéticos da terra, com finos cordéis luminosos, unindo o nosso corpo, transmitindo-lhe energia e mantendo a harmonia interna do ser.
As peregrinações estabelecem relações subtis entre os homens e a terra, activando a harmonia geográfica e as correntes energéticas do planeta.


O Peregrino e a cura


A Verdadeira liberdade do Homem desenvolve-se no seu interior!
Este encoraja-o a partir e a conhecer o mundo que o rodeia, proporcionando-lhe momentos únicos de felicidade e bem-estar.
Muitas vezes, parece-nos impossível quebrar a rotina e a solidão a que nos habituamos a viver. Sentimo-nos deprimidos e condicionados ao nosso próprio espaço.
Os dias passam e o vazio persegue-nos... o isolamento prolonga-se, impedindo-nos de alcançar a alegria, tornando a nossa vida triste. A rotina faz do Homem prisioneiro do tempo e do espaço que ele ocupa no Universo.

A fórmula “mágica” da cura

Estas simples palavras dão asas à vossa imaginação, incentivando o ser, a partir em liberdade à conquista do mundo… Esta é uma absoluta certeza, baseada em factos reais que eu próprio vivênciei!
Para que esta transformação ocorra, precisais de alterar os velhos hábitos e esquecer por breves momentos as obrigações. Elas são apenas o que são!
As desculpas que cada um possa dar para fugir de si mesmo, não justificam o estado ansiedade ou o medo. Estes sentimentos reflectem a falta de coragem de assumir uma atitude positiva em relação a si e ao mundo que lhe rodeia!
Sonhar é criar algo de bom para vós! Sejam atrevidos. Partam como peregrinos à conquista da vossa identidade - em silêncio, seguindo os conselhos do vosso coração...
Com esta atitude positiva, ireis desfrutar de momentos únicos, que muito contribuirão para a vossa felicidade. Esquecei as comodidades a que estais habituados e vivei intensamente as parcelas que o amor vos reserva.
Estabeleçam laços de amizade com as gentes locais que vos forem surgindo no caminho… especialmente os mais idosos. Desfrutem da Natureza e do meio ambiente que a envolve; ireis sentir-vos preenchidos e realizados.
É uma vivência é única, feita de circunstâncias simples na partilha mútua dos aspectos nobres do espírito humano.
Retirem de todas as experiências, os conhecimentos que cada momento vos proporciona. Este é o objectivo da vida!
Numa outra perspectiva, seria difícil alcançar a simplicidade da harmonia interior que só o amor é capaz de oferecer.
Cada momento é somente vosso. Vivei felizes, seguros dos princípios pelos quais fostes criados. Sede solidários em torno do bem!...


Autor: Mário Nunes

Peregrinação ao Santuário de Fátima.

Peregrinação ao Santuário de Fátima

« É sempre reconfortante ver como o povo católico procura a nossa Senhora com amor, confiança e devoção. Todos os anos o Santuário de Fátima torna-se pequeno para acolher todos os fiéis. As missas são frequentadas por milhares de pessoas.
Maria, como se lê no Evangelho, foi a escolhida de Deus para ser a mãe do redentor. São muitas as súplicas à virgem, entretanto, não é somente de pedidos que as preces se elevam aos céus. São as orações de louvor, de admiração e contemplação da sua pureza.
A Igreja mantém em toda a sua história uma ligação com a mãe de Deus que abraça no seu mistério glorioso, o passado, o presente e o futuro. Ela é venerada como Mãe espiritual da humanidade e advogada na ordem da graça.
Esta ternura dos cristãos a Maria expressa-se brilhantemente, enriquecendo os dons e as graças do coração do crente. É Maria – a mãe de Deus e nossa também, a "porta do céu", cuja entrada se abre àqueles que a souberem amar e venerar.
Nossa Senhora não desvia ninguém de Jesus. Nós podemos ir até ele por intermédio de Maria, sua mãe. Entretanto, para acontecer uma mudança, primeiro é preciso mudar o coração do homem, pois a mudança maior acontece de dentro para fora.»

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O NOVO CAMINHO DO NORTE PARA FÁTIMA

Numa iniciativa particular, eu e a minha companheira decidimos marcar com (setas azuis), o Novo Caminho do Norte que liga Valença do Minho - Porto - Fátima. Este novo trajecto faz a ligação com o Novo Caminho do Tejo, que tem inicio em Lisboa e termina em Fátima.

De Valença a Fátima, vamos marcando o caminho segundo as nossas possibilidades.
Através deste Blog, vou informando os peregrinos dos percursos já marcados.

Este novo caminho é preenchido de profundas mudanças interiores. O contacto com a Natureza, provoca nos peregrinos momentos de paz e de intróspecção.
Nossa Senhora de Fátima é um símbolo Nacional. O mesmo é necessário ser preservado para o bem da humanidade!...

Muito obrigado.
Mário Nunes